sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Reencontros inesperados

[00:57]
[Sentada na mesa da cozinha, depois de comer banana com doce de leite quente]
[Cansadíssima mas com vontade de escrever antes que me esfriem essas palavras mornas de sentimento]


Esses dias, não sei bem ao certo porque, eu estava ouvindo aquela música ''O que será que será- A flor da pele'', inclusive depois de ouvir a do Caetano primeiro, porque Caetano é Caetano, ouvi a versão do Chico Buarque com o Milton Nascimento, que lembro que você dizia preferir. Provavelmente coloquei essa música para escutar, numa tentativa até que bem-sucedida, mas admito um pouco dolorida, de te resgatar de alguma forma, de me sentir conectada e perto de você. Se não nos teus braços, então em música.

Pois bem, ouvir essa música esses dias mexeu comigo.
Acho que estou dizendo esses dias mas na verdade foi só ontem e hoje mesmo haha.
Enfim.
Mexeu comigo.
E até agora quando escrevo isso, me comovo, lágrimas brotam discretamente nos meus olhos. Estão ficando azuis.
Ouvir aquela cancão mexeu comigo, mexe comigo, porque me rememora o nosso comecinho tímido, me traz à lembrança aquelas primeiras vezes em que você vinha me buscar de carro em casa e eu nem ao certo sabia no que eu estava me metendo, mas desde relativamente cedo já senti que haveria uma sintonia entre nós, que aquilo ia pra frente de alguma forma.. Nem te beijava de oi, nem abraço, nem sequer mãos. Te cumprimentava apenas com as palavras. Você não me olhava muito no olho, eu buscava aqueles teus olhos que já tinha percebido serem morenamente mais morenos que os meus, queria sentir como era olhar fundo nos teus olhos, porque pra mim isso diz muito sobre a pessoa, mas você, enquanto explicava alguma ideia ou contava como foi seu dia, olhava em quase todas as direções menos na minha. (estou exagerando levemente para efeitos de dramatização textual)
Aquele começo...
Leve, tímido, aos poucos, muitas e muitas conversas, uma infinita troca de palavras antes de qualquer troca de corpo... Mal eu sabia como iria me apaixonar.. Me encontrar em você, me perder em você... Pensar que hoje literalmente choro de saudades suas..

Não lembro ao certo o contexto de onde surgiu essa música do ´´que será que será´´, mas lembro que foi você quem me apresentou, e imagino que foi quando eu estava aqui no Brasil pra Pessach e você na Croácia, ou em Israel logo antes de ir pra Croácia.. Porque lembro que você me mandou algo sobre essa música no whatsapp, e eu fiquei interessada e fui pesquisar, vi que ela foi feita pro filme ´´Dona Flor e seus dois maridos´´, baseado no livro de Jorge Amado. E que então foram compostas três ´´versões´´ da música, que eram tocadas em diferentes momentos do filme.



Abertura
À flor da pele
À flor da terra

Especialmente a letra da ´´À flor da pele´´ me tocou muito, achei ela liricamente muito bonita e forte, expressiva. E hoje ela faz mais sentido do que nunca.

O que será que me dá
Que me bole por dentro, será que me dá
Que brota à flor da pele, será que me dá
E que me sobe às faces e me faz corar
E que me salta aos olhos a me atraiçoar
E que me aperta o peito e me faz confessar
O que não tem mais jeito de dissimular
E que nem é direito ninguém recusar
E que me faz mendigo, me faz suplicar
O que não tem medida, nem nunca terá
O que não tem remédio, nem nunca terá
O que não tem receita

O que será que será
Que dá dentro da gente e que não devia
Que desacata a gente, que é revelia
Que é feito uma aguardente que não sacia
Que é feito estar doente de uma folia
Que nem dez mandamentos vão conciliar
Nem todos os unguentos vão aliviar
Nem todos os quebrantos, toda alquimia
E nem todos os santos, será que será
O que não tem descanso, nem nunca terá
O que não tem cansaço, nem nunca terá
O que não tem limite

O que será que me dá
Que me queima por dentro, será que me dá
Que me perturba o sono, será que me dá
Que todos os tremores me vêm agitar
Que todos os ardores me vêm atiçar
Que todos os suores me vêm encharcar
Que todos os meus nervos estão a rogar
Que todos os meus órgãos estão a clamar
E uma aflição medonha me faz implorar
O que não tem vergonha, nem nunca terá
O que não tem governo, nem nunca terá
O que não tem juízo

Vi o filme todo. Adorei. Me emocionei, pra variar..
Me impressionou muito o papel da atriz Sônia Braga. Jovem, expressiva, bonita, vigorosa, cheia de energia.

A Sônia Braga que vi hoje estava diferente. Na sala de cinema da qual acabo de sair, ela estava velha, enrugada, cabelos grisalhos, costas curvadas. Sua aparência mudou drasticamente, mas todo o resto nela permanece. Sua essência, sua expressividade, sua habilidade de expressar a peculiaridade e intensidade dos sentimentos humanos, seu talento estava lá.

Reencontros espontâneos, inesperados. Esses são os que mais me tocam, pois me pegam de surpresa e respaldam o meu acreditar, talvez ingênuo mas certamente sincero, de que há sim algum significado e propósito por trás desse mundo que muitas vezes soa caótico e aleatório.

Ao ler um pouco sobre o filme antes de ir ao cinema hoje, o nome de Sônia Braga surgiu como uma das atrizes do filme. Confesso que eu, que não acredito em coincidências e sinto que tudo, ou quase tudo, é Deus se comunicando comigo, me emocionei. Um reencontro espontâneo entre a Sônia Braga de antes, jovem e toda bonita, e a de agora, visivelmente sob influência das amarras do tempo. Mas era a mesma Sônia. E ela estava lá, tecendo essa ponte de conexão entre dois momentos na minha vida. Surgindo para me fazer consciente de todo o caminho que já percorremos, de todas as linhas de amor e cumplicidade que já escrevemos...
 6 meses atrás, pouquíssimas semanas depois de te conhecer, ainda não totalmente embriagada pelo teu amor -
e hoje,
entregue ao que quer que o futuro me dê ao teu lado, pois do teu lado já não consigo sair.

Não sei se você está captando a profundidade do que estou dizendo, ou se deve estar pensando que eu vejo conexões e sentidos onde não tem, e que nada mais aconteceu do que eu ter visto a mesma atriz em dois filmes diferentes, em dois momentos diferentes da minha vida, ou melhor, da minha vida com você. Grande coisa.

Pois é! Pra mim é de fato uma grande coisa...
A Sônia de ontem se reencontrou com a Sônia de hoje, e eu pude presenciar esse reencontro.
A Raquel de ontem se reencontrou com a Raquel de hoje, e eu pude presenciar o quanto as coisas mudaram desde que eu te conheci, o quanto a Raquel ainda é a mesma mas também já é tão diferente... Era coisa, negócio, dinâmica... Passou por oásis, refúgio.. Hoje prefiro não definir, porque qualquer tentativa de definição limitará e não conseguirá captar a sintonia e intensidade do nosso amor.

Hoje, quando os olhos dela se tornam azuis, muitas vezes é por você,

por gratidão de ter te encontrado, ou melhor, de não ter demorado pra te encontrar, porque segundo uma perspectiva de חיוב, esse encontro já estava previsto para acontecer...
por um amor que não cabe em mim e encontra seu escoamento em forma de lágrimas...
por uma perplexidade ao contemplar o fato de Deus ter criado alguém que se encaixa tão bem com o que Ele criou de mim..
por uma contemplação da tua sensibilidade, carinho, profundidade, inteligência e ao mesmo tempo humildade...
e no momento, azuis pelas saudades sem fim que estou sentindo...

''O que será que me dá? (...) Que é feito uma aguardente que não sacia...''

E tenho certeza que nunca saciará,
pois como eu já te disse várias vezes,
todos os dias dessa vida não serão suficientes
para tudo o que eu ainda quero viver 
ao
seu 
lado
.










9 comentários:

  1. uau esse me emocionou...
    Linda te amo tanto! Eu tambem gosto mto de lembrar dos nossos primórdios..
    Te apresentei essa música quando eu estava em israel e você no brasil, eu lembro que te apresentei e você se interessou muito por essa música, você ficou lendo e até foi ver o filme, foi uma das primeiras vezes que eu pensei "caraca que menina incrivel!" eu tinha adorado como voce tinha se interessado

    ResponderExcluir
  2. e não acho que seja relevante de deus fez isso aconteceu ou nao! O significado taí e você pode encontrá-lo e ele é verdadeiro então pronto, não importa como você o encontrou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não entendi.. você tá se referindo a isso ''Confesso que eu, que não acredito em coincidências e sinto que tudo, ou quase tudo, é Deus se comunicando comigo, me emocionei.'' ?

      Excluir
    2. Caso for a isso que você esteja se referindo, não vou entrar no mérito de se é relevante ou não se deus fez isso acontecer ou não.. pra mim, na minha concepção de mundo, tudo o que acontece ou deixa de acontecer vem de deus.. então não é relevante nem não-relevante, é, aos meus olhos, um fato dado

      Excluir
    3. Em algum momento vc disse "nao sei se vc acredita nisso" e eu disse que nao era relevante se eu acreditava mas sim que o simbolismo taí ainda

      Excluir
  3. E essa música fala de amor e de sexo, né fico tentando encaixar cada verso em um mas eles estão misturados né...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nem precisa tentar separar amor e sexo... acho que os dois são mais bonitos quando se apresentam assim, juntos e misturados, embolados um no outro até não se saber mais diferenciar onde começa um e termina outro..

      Excluir