terça-feira, 17 de setembro de 2019

Inspirações da peça ''Van Gogh - A sombra do invisível''

[00:11]
[Sentada na vertical na minha cama horizontal. Ou seria o contrário?]
[Com sono mas com vontade de depositar aqui algumas primeiras palavras, e de alguma forma, estar conectada com você, que neste momento dorme]



 ''Existem três tipos de amor:
             Amar e ser amado
             Amar e não ser amado
             Não amar e não ser amado'''

Na peça, ele diz preferir obviamente a primeira opção, mas que entre a segunda e a terceira, prefere a segunda. Amar e não ser amado...
Pensei comigo mesma qual seria a minha escolha, depois de removida a primeira, e óbvia, opção.
Amar e não ser amado?
Que coisa dolorida, sofrida, desgastante.
Não amar e não ser amado?
Que vida mais sem graça, desperdiçada, acinzentada. Que vida mais não vivida. Não-vida. 

Sabe o quê?
Nenhum dos caminhos carimbados acima. 
Desenharei com lápis leve meu próprio caminho: amar.

Amar!
E ai do mundo que insiste em enfiar complemento onde não tem. 

16 comentários:

  1. Adorei! Adorei a frase final! Mas faltou uma categoria: O não amar e ser amado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uau.. verdade. nem pensei nessa categoria. O não amar e ser amado... Forte.
      Amar e ser amado
      Amar e não ser amado
      Não amar e não ser amado
      Não amar e ser amado


      Bacana.

      Vamos lá
      Acho que já amei e fui amada.
      Já amei e não fui amada..
      Jã não amei e fui amada, e dessa vez sentimentos de desconforto e uma certa invasão me atormentaram. Amor é algo que não dá pra forçar. Se eu não sinto, já era. Nem a melhor atriz consegue atuar sob o véu de um não sincero amor.
      Mas não podemos barrar o amor que vem de fora em direção a nós. Ele vem chegando, ás vezes discreto e ás vezes não, e por mais que tentemos fechar as janelas de nosso coração, abaixar a persiana e se enfiar debaixo de um cobertor recusando tal amor, ou pelo menos não lhe dando as boas-vindas, ele ainda assim consegue nos achar e se infiltrar por alguma fresta esquecida.

      Excluir
    2. Você adicionou essa categoria do não amar e ser amado, porque já se sentiu assim na vida? Sinto que sim

      Excluir
    3. Você perguntou porque eu adicionei... O motivo inicial é a analise combinatória, teriam que haver 4 combinações hahahah

      Já me senti assim, não é nada bom, mas sinceramente pode ser que é melhor do que as outras duas opções. Pelo que vc falou no fim, de que não da pra barrar, então vc taria dizendo que não tem como ter essa categoria? Porque sempre vc vai acabar amando? Aí o mesmo aconteceria no amar e não ser amado.

      Excluir
    4. Quando li seu primeiro comentario sugerindo a 4a opcao, pensei no termo ''Analise Combinatoria'' tb (pra vc pode ser banal/normal pensar nisso, mas pra mim it is not normal at allll hahaha) entao engracado que foi isso que vc de fato usou ao sugerir a 4a opcao. Digo, engracado que foi isso que te levou a sugerir a 4a opcao..
      desculpa que to sem acentos, to sem saco de ficar pondo e to cansada
      continuando...
      Tb achei engracado que pra voce, analise combinatoria pode ser um motivo pra algo! cabeça de exatas num cara de humanas, só podia dar em voce menino bonito!

      é... acho que pode ser melhor que amar e nao ser amado, e que nao amar e nao ser amado..
      e nao! ao dizer que nao dá p barrar, eu nao quis dizer que nao tem como ter essa categoria de nao amar e ser amado. Eu nao quis dizer que eu nao consigo nao amar (nao consigo me barrar de amar), mas sim que eu nao consigo barrar o OUTRO de amar.
      eu só disse que nao dá p barrar, pra explicar o quão impotentes ficamos diante de alguém que nos ama, no sentido de que não há muito o que fazer para deter essa pessoa de nos amar, pra fazer ela parar de nos amar. E é justamente por isso que essa categoria é tão desconfortavel e inescapavel, gera uma sensacao de invasao, de estar sendo invadidos por algo ou alguem que nao queremos que nos atinja, mas que de certa forma, consegue atingir. Atingir no sentido de que esse amor vindo de alguem que nos ama consegue ser lançado pelo ar e chegar ate nós. Nao temos como barrar sua viagem. Obviamente podemos escolher nao se abrir pra ele, nao absorver ele, mas nao podemos deter aquele quem ama de expressar e manifestar seu amor.

      fez sentido?

      Excluir
    5. Ah sim! Não tinha entendido isso. A analise combinatória foi o motivo de que eu sabia que teria mais uma opção, tinha que ter 4. Mas sim, aí escrevi pra completar. Tem um passuk em que dão uma interpretação de que vc só pode amar de verdade alguém que te ama e de que alguém só vai te amar de verdade se vc amar essa pessoa, sempre senti que tinha algo de verdade nisso...
      "כמים הפנים אל פנים כן לב האדם". Mas tem outras expliçaões tambem.

      Excluir
    6. esse passuk muito me interessou
      to fazendo a minha própria pesquisa sobre ele e volto em breve

      Excluir
  2. ahhh e tambem amei a primeira frase, da cama, cria uma atmosfera bem legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim! faço assim no meu diário. dou o contexto de onde estou no espaço físico e/ou emocional, e no tempo. assim, quando releio aquela parte, consigo voltar pra aquela cena e visualizar em que parte do mundo e em que parte de mim eu me encontrava naquele momento!

      Excluir
    2. Sim mas o que mais gostei vc mudar as coordenadas, vc está na vertical ou será que é a cama? Adorei isso

      Excluir
    3. ahh sim! hahaha
      é tudo relativo nessa vida, né? ate, ou principalmente, as coordenadas

      Excluir
    4. Ehh adorei isso, mas adorei a imagem, imaginei vc girando

      Excluir
    5. hahahahaha to rindo aqui imaginando a cena

      Excluir
  3. os horários marcados nos comentários tão errados, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah n acredito, nao tinha visto que vc tb tinha reparado nisso e perguntado! great minds think alike

      Excluir