terça-feira, 17 de setembro de 2019

A lua

Vou jogar trechos aqui, to achando que vou escrever muita coisa hein...

A lua aqui em Israel é a mais linda, não sei porque, seria por que nosso primeiro beijo foi na lua?
(nunca tivemos o primeiro nada, tudo foi acontecendo, mas decidimos pelo dia 25 e eu decido pela lua).
Eu sempre achei a lua muito humilde. Verdadeira. Quando ela não brilha, ela não brilha, pronto. E mesmo cheia, ela nunca está cheia de si. 
Por isso quando penso em nós eu decido pela lua.

Rabi Shimon ben Pazi aponta uma contradição entre dois psukim, em um lugar está escrito "E Deus criou os dois astros grandes" e em outro consta: "O astro grande... E o astro pequeno"! 
O que aconteceu com os dois astros grandes? Para isso ele traz um midrash:
A lua veio diante de Deus e o questionou: Será possível que hajam dois reis com uma coroa só? Deus, em resposta, ordenou que ela se diminua.
A lua, indignada, veio em resposta: Só porque eu te falei algo razoável você ordena para que eu me diminua?
Deus justificou: tua diminuição é só aparente, você vai estar presente de dia e de noite, enquanto o sol, só de dia.
A lua não aceita: O que adianta eu aparecer de dia? Uma vela durante as horas da tarde não serve pra nada!
Deus continua: Nu... Mas é através de você que vão contar as épocas do ano.
A lua: Os dias também são usados pra contar as épocas do ano.
Deus recua: Nu... É em teu nome que varios sábios serão chamados! Yaakov hakatan, Shmuel hakatan, David hakatan.
Lua: ....
Deus percebeu que ela não tava aceitando nenhum de seus argumentos e saiu gritando: Me tragam kapará por ter diminuído a lua! Rav Shimon ben Lakish diz: por isso que em rosh chodesh trazem um bezerro a mais de korban, para trazer kapará para Deus por ter diminuído a lua. 

Em vista da parashá mais humanista da Torá, Ki tetse, esse shabat tivemos uma discussão:

- Acho que misturar feminismo e religião é infantil. A torá foi escrita faz 3 mil anos, não tem nenhum sentido julgar a Torá pelos valores de hoje, mesmo que os valores de hoje são mais morais. 
- Beleza. Mas e hoje? Hoje acho que tem todo sentido acusar o judaísmo de machista. A gente ainda lê a mesma Torá, não tem como negar que os protagonistas dessa religião são homens... As mulheres tem um papel secundário, pra dizer o mínimo. As mulheres charediot por exemplo, ficam louvando o estudo da Torá como se fosse a coisa mais nobre do mundo mas elas não podem! Elas não estudam.
- Não me venha com os charedim. Não posso responder por eles. O que que quer dizer que a mulher não é a protagonista? O que é ser protagonista? 
- Pra começar, quem são os herois do judaísmo, quem são os líderes? No tanach por exemplo, é tudo homem.
- Não é verdade. Tem Dvorah, ela foi profeta! Tem Miriam, ela trazia água no deserto!
- Tem Esther.
- Boa Mica! Tem Esther. Foi ela que fez tudo em Purim! Tá cheio de mulheres...
- Os homens claramente são mais, não me venha com bobagens. Não só nos textos que a gente lê, tambem no dia a dia, o homem vai estudar Torá, vive e respira a Torá enquanto a mulher cuida de casa. O homem é o protagonista, ele que faz a tarefa mais nobre do ponto de vista religioso.
- O que quer dizer ser protagonistas? Olha, apoio as feministas que querem igualdade de emprego e direitos, etc. Mas aí vem essas e ficam querendo ser protagonistas, se prendem a slogans vazios, o que que quer dizer ser protagonista? A mulher tem tarefas tão nobres quanto os homens, só são diferentes. 
- A mulher cuida da logistica. O homem faz o principal. Ele vai estudar a Torá e ela cuida das coisas para que eles continuem vivendo bem. No mundo capitalista as mulheres queriam se concretizar profissionalmente, isso que é ser alguem lá, isso é que é achar uma identidade própria, ser "protagonista". No judaísmo a ação tá no estudo da Torá, nas mitsvot. As mulheres tem um papel secundário nisso.
- O que ela faz não é só limpar a casa. Ela cuida dos filhos, olha que tarefa nobre! Isso não é nada fácil. Vai dizer que isso não é nobre? É super importante. Quem decide o que é ser protagonista? Quem é você para me dizer o que é mais nobre? De verdade o trabalho da mulher é muito nobre.
- Ela cria filhos com qual objetivo? Para criarem mais filhos ou para terem uma vida de Torá? Quem é o principal aqui?
- Ela cria os dois gêneros para que eles tenham uma vida de Torá. Os dois são principais mas são diferentes. Não acho que cabe a ninguém dizer o que que é mais nobre.


34 comentários:

  1. uau! li esse texto na sala de espera dos exames odontologicos e me peguei sorrindo que nem boba lá no meio daquele monte de cara emburrada..
    que lindo!
    tenho muitas coisas pra comentar... nao vou fazer tudo agora porque tenho sono e preciso dormir. amanha continuo!!

    mas por ora(mas por hora? nao né), digo que amei o título. Sucinto, pacato, humilde, mas que em todo seu recato mostra sua força e intensidade. Combina com a lua! hahaha

    ''Vou jogar trechos aqui, to achando que vou escrever muita coisa hein...'' -> adorei isso! jogar trechos! que coisa mais leve e gostosa! libertadora! e adorei que vc ja previu que escreveria muita coisa!!

    ''A lua aqui em Israel é a mais linda, não sei porque, seria por que nosso primeiro beijo foi na lua?
    (nunca tivemos o primeiro nada, tudo foi acontecendo, mas decidimos pelo dia 25 e eu decido pela lua).
    Eu sempre achei a lua muito humilde. Verdadeira. Quando ela não brilha, ela não brilha, pronto. E mesmo cheia, ela nunca está cheia de si.
    Por isso quando penso em nós eu decido pela lua.''
    UAU! Sorri um sorriso largo lendo essas palavras
    Isso merece um post meu em resposta, por si só. Aguarde e virá!
    Mas por enquanto queria perguntar, nosso primeiro beijo foi em que lua? To um
    pouco confusa, porque tudo na gente foi fluindo entao nao me leve a mal mas nao
    lembro ao certo onde beijamos nosso primeiro beijo?! Hmm... deixa eu pensar.
    Nao foi naquela noite em Hod Hasharon no deck nas aguas.. Ahh, foi naquele
    lugar onde fui em lag baomer, que dava pra praia de Herzliya? AHHHH!!! E que
    chamamos a aquele lugar de lua!!! Agora tudo faz mais sentido! (digo, esse
    texto sobre a lua faz mais sentido)! Foi ali né?? Tenho quase certeza que sim!
    Porque lembro que ao voltar pela trilhinha pra chegar de volta ao carro, eu
    queria parar a todo instante para encontrar teus lábios de novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ''seria por que nosso primeiro beijo foi na lua?'' entao aqui vc quis dizer que nosso primeiro beijo
      a) foi embaixo da lua literalmente
      b) foi naquele espaço que nós denominamos de lua?
      c) a + b


      Excluir
    2. Sim! a+b, naquele lugar que chamamos de lua. Chamamos de lua por causa da lua e a gente até ouviu uma música sobre a lua e foi lá que você chorou comigo pela primeira vez. Depois eu lembro que vc veio em cima de mim e começou a encostar seus lábios sobre os meus... Foi tão bom! Eu não tava esperando que vc fosse me beijar lá.

      Excluir
    3. Hmmm meu amor
      A música era ´Meia Lua Inteira´ né? Do querido Caetano.. Ou era ´Lua de São Jorge´? Acho que era essa última! Puis pra ouvir agora e sinto que lembro de ter ouvido ela lá contigo..

      Uau, foi lá mesmo que chorei com você pela primeira vez também.. (´também´ porque te beijei pela primeira vez também)

      Aquele choro veio da minha alma, você não tem noção.. Fiquei mal de estar chorando e como era a primeira vez, não sabia exatamente como você reagiria, como você interpretaria aquele choro.. e eu não queria de jeito nenhum que você pensasse que era um choro triste, de dor.. Porque não era! Era um choro de gratidão, de emoção, de descrença (positiva), um choro vindo de uma alma que está frente a algo que nunca experienciou antes.. Mas pra ser sincera, naquele momento, eu não tava tão preocupada em te alertar/explicar sobre o meu choro, primeiro porque eu tava muito absorvida na experiência de chorar e tava sendo muito intenso pra mim então não conseguiria sair daquilo e ´voltar pro mundo real´ (mundo real não existe, mas você entendeu o que eu quis dizer) pra te explicar o que tava rolando, segundo porque eu sabia que você reagiria exatamente do jeito que deveria ser. Não que há um ´jeito que deva ser´, mas porque tudo que é vindo de você, encaixa com o que me faz fluir e ser.

      E só a partir do jeito que você reagiu enquanto eu chorava, eu já sabia que a gente ainda tinha (tem!) muita coisa pra viver juntos. Senti a sintonia there and then.

      Excluir
  2. ''nunca tivemos o primeiro nada, tudo foi acontecendo, mas decidimos pelo dia 25 e eu decido pela lua''

    adorei o ''eu decido pela lua''
    se é pela lua, pode decidir por nós dois!
    e também gostei muito e concordo, que nunca tivemos o primeiro nada, nunca gostamos das oficialidades, tecnicalidades ou ''burocracias'' de um relacionamento.. era coisa, negócio, virou dinâmica, oásis etc... em constante transformação! e tb adorei o ''decidimos pelo dia 25''! haha meio arbitrário mas agora ficou marcado!
    pra ficar menos arbitrário, vamos imbuir esse 25 de significado
    25 = 11 (eu) + 12 (voce) + 1(nós)

    LINDO! AMEI ESSA PARTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aliás (eu nao acredito que to fazendo mais um comentario hahaha) eu ja tinha te compartilhado ess algebra da nossa data né
      mas vamos deixar aqui no blog tambem, pra que ele saiba que de arbitrario esse 25 nao tem nada! É tudo muito bem pensado kkk

      alias
      nao quero mais chamar esse treco de blog
      vamos pensar em outros nomes pra ele? blog parece uma coisa meio blé, superficial, corriqueira, qualquer..
      refúgio?
      oásis azul-laranja? azularanja
      what do you think? tell me your thoughts

      agora chega!!! vou dormir de verdade
      pensando em vc! q novidade :)

      Excluir
    2. *Corrigindo
      25 = 11 (eu) + 12 (você) + 2 (nós)
      valeu por perceber hahaha, eu tava bem cansada naquela hora em que escrevi

      Excluir
  3. Hahahaha linda! Hmm não sei que nome seria legal, mas não quero oasis porque nosso oasis é outra coisa
    Hahahaha azularanja não me imagino colocando numa frase, "publiquei um texto no azularanja"
    Hmm refugio sim pode ser... Mas vou pensar em algo!
    A real é que oasis acho que é a melhor opção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ué! vc disse que não queria oásis, mas depois que quer... hahaha isso me lembra alguma outra vez por whatsapp, que vc se ´´contradisse´´, to tentando lembrar agora mas não me vem a cabeça... mas é fofo

      hahahaahha publiquei um texto no azularanja hahahaahha aiai ok
      de fato soa estranho
      parece o nome de uma nave espacial
      azularanja está prestes a decolar para o espaço

      refúgio? nao sei.
      pensemos juntos
      temos 40 dias para tomar nossa decisão! acho que conseguiremos kkk
      eu sei que vc não é tão fã de ´kkk´, mas é que as vezes ele é um mal necessário! porque não consigo expressar de outra forma o que só o ´kkk´ pode expressar
      as vezes quero escrever ´kkk´ mas me recordo que vc não curte, e aí mudo pra ´haha´, mas eu não gosto de ´haha´, acho que é a expressão de risada mais falsa e seca que existe, tipo tá na cara que a pessoa não tá rindo

      Excluir
    2. hahahahaah opssss acabei de ver que tá no nome de Cecília Landau esse comentário! não se assusta, sou eu!!! É que to na casa da minha tia então to usando o laptop da minha mãe pq não trouxe o meu

      Excluir
    3. Pode rir com kkk eu não me incomodo hahahah

      Excluir
    4. 1. we all do

      2. blz entao, agora podemos continuar juntos

      Excluir
  4. E aquela conta deu 24! Vc deve querer dizer nós (2). Sim acho que vc já fez essa conta!

    ResponderExcluir
  5. Mas e os outros trechos? Fiquei curioso pra saber o que vc acharia

    ResponderExcluir
  6. Sobre essa parte - Rabi Shimon ben Pazi aponta uma contradição entre dois psukim, em um lugar está escrito "E Deus criou os dois astros grandes" e em outro consta: "O astro grande... E o astro pequeno"!

    Lembra que a gente comentou sobre isso logo no nosso comecinho, quando se nao me engano vc tava na croacia e eu aqui no brasil?? nao lembro exatamente o contexto no qual essa conversa apareceu, mas lembro muito de vc ter dito sobre isso! ou talvez eu ja tava em israel..?? nao sei. mas sei que ja mencionamos o assunto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lembro! Pode ser, eu sempre amei esse midrash (desde a primeira vez que eu li até o final)

      Excluir
  7. A lua não aceita: O que adianta eu aparecer de dia? Uma vela durante as horas da tarde não serve pra nada!

    BOA LUA!! MANDA VER

    ResponderExcluir
  8. Deus percebeu que ela não tava aceitando nenhum de seus argumentos e saiu gritando: Me tragam kapará por ter diminuído a lua! Rav Shimon ben Lakish diz: por isso que em rosh chodesh trazem um bezerro a mais de korban, para trazer kapará para Deus por ter diminuído a lua.
    ____
    E Deus lá precisa de kapara?? Kapara aqui ta sendo usado em que contexto? Tipo de sacrificio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa! Não, eu quis dizer perdão mesmo, ele precisa pedir perdão por transformar a lua em um ser secundário. Ele precisa de perdão por outras coisas? Segue o texto...

      Excluir
  9. - Acho que misturar feminismo e religião é infantil. A torá foi escrita faz 3 mil anos, não tem nenhum sentido julgar a Torá pelos valores de hoje, mesmo que os valores de hoje são mais morais.
    - Beleza. Mas e hoje? Hoje acho que tem todo sentido acusar o judaísmo de machista. A gente ainda lê a mesma Torá, não tem como negar que os protagonistas dessa religião são homens... As mulheres tem um papel secundário, pra dizer o mínimo. As mulheres charediot por exemplo, ficam louvando o estudo da Torá como se fosse a coisa mais nobre do mundo mas elas não podem! Elas não estudam.

    ___________
    o primeiro eh o najman e o segundo você?

    ResponderExcluir
  10. O que quer dizer ser protagonistas?
    ________
    ponto muito bem levantado... uma pergunta que deve ser feita constantemente e para a qual existe um leque de respostas subjetivas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode existir mil respostas subjetivas mas a mulher religiosa só pode escolher uma delas, a de ser mãe dona de casa (tudo eu to falando da mainstream).
      E no tanach/halachá/religião acho que é bem objetivo falar que ela não é protagonista. Usam a subjetividade pra ficar escapando de coisas óbvias ao meu ver.

      Excluir
  11. Os dois são principais mas são diferentes. Não acho que cabe a ninguém dizer o que que é mais nobre.
    _____
    gosto desse approach
    não acho que cabe a ninguém dizer o que ou quem é mais nobre, acho isso muito subjetivo. obviamente, talvez do ponto de vista religioso da torá, o estudo de torá estritamente falando é mais nobre, independente de subjetividade. mas o ser humano vive inserido em sua própria subjetividade e interpretação acerca do mundo que o rodeia, independente do que a torá diria.. e assim, cabem várias outras interpretações de o que é ser nobre.. como dito em algum lugar acima no texto, educar e criar os filhos, a meu ver, é algo muito nobre e admirável.. e cada um e uma pode achar diferente, pode pensar diferente, pode opinar diferente. e tudo bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que do ponto de vista religioso estar no centro da vida religiosa é o mais nobre. E esses são os homens. Se tem uma mulher que legitimamente acha que ser dona de casa é o mais nobre, tudo bem, eu discordo dela mas tudo bem, mas aqui as mulheres não poderiam ter o estilo de vida dos homens. Elas não estudam torá, não podem lifsok (legislar) halachá, não podem ler na Torá, não podem ser chazan... E
      acho que qualquer pessoa que vir de fora vai ver claramente isso. Eu acho claro isso, é só bom senso, sem muita intelectualização.

      Excluir
  12. - Ela cria filhos com qual objetivo? Para criarem mais filhos ou para terem uma vida de Torá? Quem é o principal aqui?
    ____________
    amor, me explica o que você quis dizer aqui! não ficou muito claro pra mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela cria meninos e meninas pra ter uma vida de Torá. A vida de Torá dos meninos é ir estudar, ser um talmid chacham, coisas que tem um fim em si mesmo. Ela cria as meninas para um caminho de Torá que é o que?
      Igual o da mãe, criar outros filhos. Os meninos cumprem um fim em si mesmo e as meninas não.

      Excluir
  13. As mulheres charediot por exemplo, ficam louvando o estudo da Torá como se fosse a coisa mais nobre do mundo mas elas não podem! Elas não estudam.
    _________
    é, isso de fato dá raiva...

    ResponderExcluir
  14. O principal é comparar esse assunto ao midrash. Ficam dando milhões de desculpinhas, mas no final vão entender que deus (ou os chachamim) deve perdão às mulheres. A quantidade de mulheres que sofre, porque mulher religiosa não é nada enquanto não casa, homem tem vida própria. Mulheres que precisam ficar sempre na esfera familiar enquanto o homem atua nas esferas mais amplas. O homem tem luz própria (um fim em si mesmo), a mulher vive em função do homem (luz refletida).
    Não é a toa que rosh chodesh é o chag das mulheres, esse midrash tem a ver com isso.

    ResponderExcluir